Você bebe água da torneira? Veja o que você está ingerindo junto

Muitas cidades obedecem as normas de seus governos relativas à qualidade da água potável, mas isso não significa que a água que sai da sua torneira é pura.


Água da torneira (Imagem: Reprodução/Internet)
Água da torneira (Imagem: Reprodução/Internet)


Desinfetantes e outros produtos químicos são adicionados para matar todos os germes que possam estar presentes no abastecimento de água, mas eles podem fazer com que a água da torneira tenha cheiro e gosto desagradáveis.

Os desinfetantes também deixam derivantes indesejáveis na água da torneira, que podem ser prejudiciais à saúde. Canos subterrâneos e tanques de água corroídos ou sujos também podem afetar a qualidade da água que sai da sua torneira.

A água que bebemos pode até parecer pura, mas, examinando-a com cuidado, você pode descobrir convidados indesejáveis dentro dela. Não podemos vê-los. Não podemos sentir seu cheiro.

Algumas vezes, nem podemos senti-los. Mas eles estão lá. Sem uma filtragem apropriada da água, você pode estar colocando a saúde da sua família em risco.

Veja abaixo o que normalmente aparece na água de torneira e o que é possível fazer para garantir que a água que você bebe é realmente pura.

Cloro: Um tipo de desinfetante adicionado para controlar micro-organismos, como bactérias e vírus. Ele pode afetar o gosto e o odor da água, além de trazer elementos perigosos e causadores de infecção.

Metais Pesados: Podem penetrar na água através dos canos que entram na sua casa ou de fontes de água contaminada, como rios poluídos por descardas de fábricas irresponsáveis. A exposição excessiva ao chumbo é perigosa, especialmente para crianças e bebês.


Vírus: Podem aparecer na água exposta ao meio ambiente, seja através de sistemas inadequados de encanamento ou do armazenamento em reservatórios abertos. A água turva rica em sedimentos também pode conter vírus. Podem causar diarreia, cólicas estomacais, giardíase, hepatite, icterícia, febre tifoide e disenteria.


Compostos orgânicos Voláteis: Em sua maioria, os compostos orgânicos voláteis (COV) são agentes poluidores industriais feitos pelo homem, que invadem as fontes de água a partir da descarga de fábricas ou de instalações químicas. Os efeitos potenciais sobre a saúde incluem aumento do risco de câncer e problemas no sistema imunológico.


Cistos e Algas: A água armazenada em ambientes abertos (como caixas d’água) também pode ser utilizada por pequenos animais, como pássaros e ratos. Dessa forma, cistos e algas entram na sua água potável e fazem você ficar doente.


DBP's: São infecções derivadas de produtos, e resultam da interação entre os compostos orgânicos voláteis (VOCs) e desinfetantes químicos como cloro. Suspeita-se que os DBPs sejam carcinogênicos.


Resíduos de Medicamentos: Os medicamentos pelos seres humanos e animais penetram no sistema de esgoto através de matéria fecal e urina. Tratamamentos sanitários inadequados poluem fontes de água como rios, contaminando sua água e fazendo você ficar doente.


Pesticidas: Utilizados por fazendeiros para proteger as colheitas, os pesticídas penetram nas fontes de água da chuva, como nos rios. Os poluentes agrícolas podem causar vários problemas de saúde.


Bactérias: Podem aparecer na água exposta ao meio ambiente, seja através de sistemas inadequados de encanamento ou do armazenamento em reservatórios abertos. Sabe-se que causa diarreia, cólicas estomacais, giardíase, hepatite, icterícia, febre tifoide e disenteria.



Você sabia que ferver a água da torneira não a purifica totalmente?


Ferver a água parece uma boa ideia, porque é mais barato do que comprar todas aquelas garrafas na loja e levá-las para casa. Mas infelizmente: 20 minutos de intensa fervura não conseguem remover todas as impurezas que podem estar presentes na sua água.

Até porque, ferver a água, além de ser uma maneira ineficaz de obter água potável, é inconveniente: pois exige muito tempo e força de vontade.

Fonte: Receitas Saborosas Demais