Alimentos que você requentou errado durante toda a vida
Veja como reaquecer ou reaproveitar 14 tipos de sobras, observando que para cada tipo de alimento existe uma maneira considerada a mais correta.
![]() |
Você requentou alimentos da maneira incorreta durante toda a vida (Imagem: Reprodução/Hypeness) |
Também é fortemente recomendado, que seja requentada somente a quantidade que será consumida no mesmo momento e lembrando-se sempre, que todo alimento perecível deve ser colocado na geladeira, em até no máximo, duas horas após o preparo, para que uma contaminação por bactérias seja evitada.
1. Pizza
Pizza amanhecida, há quem goste, mesmo fria. Mas se você quiser deixa-la quentinha e mais parecida como estava na noite anterior, coloque-a no fogo em uma frigideira antiaderente e sem qualquer azeite, aquecendo-a de três a quatro minutos e melhor ainda, se possível, cobrindo-a com papel alumínio, pois dessa forma a pizza ficará bem crocante e com o queijo derretendo novamente.
2. Batata frita
As batatas fritas são uma delícia, só que tendem a ficar horríveis quando requentadas. Mas existe uma maneira de aquecê-las deixando-as gostosinhas novamente:
Forre uma forma com papel alumínio e nela arrume as batatas, uma ao lado da outra, sem jogar umas por cima das outras.
Coloque no forno pré-aquecido a 230°C, assando por apenas três minutinhos, assim suas batatinhas fritas estarão prontas e crocantes para serem consumidas novamente!
3. Carne e frango
Quando requentados, a carne e o frango não terão o mesmo sabor. Ficarão bons, mas não iguais. Para resolver essa questão, a primeira coisa que deverá ser feita é cortar a carne em pedaços menores e depois coloca-los em uma frigideira com óleo ou azeite, em fogo médio, para refogá-las durante uns quatro ou cinco minutos.
Se quiser, acrescente pedaços de pimentão ou de outros legumes e temperos de sua preferência.
Se quiser, acrescente pedaços de pimentão ou de outros legumes e temperos de sua preferência.
4. Lasanha
Coloque o pedaço de lasanha que for consumir em uma forma e com um garfo, faça pequenos furos.
E para que ela fique ainda mais gostosa, coloque uma ou duas colheres de sopa de leite sobre a lasanha, cubra-a com papel alumínio e coloque no forno médio (180°C), por uns 20 minutos.
5. Sopas e guisados
Pode parecer fácil esquentar sopas ou guisados, não é mesmo? Afinal, acredita-se que é só coloca-las no fogo e esperar que fervam. Porém, esse é um ledo engano, pois ao requentar esse tipo de refeições apenas levando-as ao fogo, saiba que elas perderão água e nutrientes.
Então, para solucionar essa questão, acrescente um pouco de água, misture, se necessário acerte o sal e leve para ferver, em fogo médio. Acredite, valerá a pena esperar um pouco mais!
6. Vegetais
Os vegetais, infelizmente, perdem sua crocância se não forem consumidos logo após seu preparo, mas nem tudo estará perdido se você refogá-los com azeite novamente, entre aproximadamente, três a cinco minutos, pois com esse procedimento, eles estarão prontos para serem saboreados outra vez.
7. Risoto
Para reaproveitar o seu risoto amanhecido de uma nova maneira, molde pequenos bolinhos e empane-os passando-os em gema de ovo e em farinha de rosca. Depois, frite-os, retire o excesso de gordura colocando-os sobre um papel toalha. Sirva!
8. Ovos
Melhor não requentar os ovos, pois segundo estudos realizados pela FDA, a proliferação de bactérias, como a salmonela, por exemplo, se dá de forma muito acelerada nesse alimento.
Mas, se você for “vida loka” e mesmo assim quiser aproveitar a sobra daquela omelete feita em outro momento, será necessário esquentá-la em uma temperatura de 74°C.
E caso ainda sobre mais um pouco para consumir mais tarde, depois de pronta, coloque-a no congelador, por até duas horas. Mesmo assim é bom ter muito cuidado ao consumir este tipo de alimento quando requentado.
E caso ainda sobre mais um pouco para consumir mais tarde, depois de pronta, coloque-a no congelador, por até duas horas. Mesmo assim é bom ter muito cuidado ao consumir este tipo de alimento quando requentado.
9. Peixes
Alguns chefs dizem que pior que requentar o ovo, só o peixe e por isso é que eles recomendam não requentá-lo. Isso acontece por causa do cheiro que esse tipo de alimento produz ao ser requentado.
Mas, se mesmo assim você quiser reaproveitar as sobras de peixes, poderá fazê-lo no forno de micro-ondas.
Para tanto, embrulhe seu peixe em uma folha de papel toalha para aquecê-lo, porém sem deixar por mais de 5 minutos, para que sua carne não endureça.
10. Nuggets, Empanados e Panquecas
Esses são muito fáceis.
Para requentar nuggets, empanados ou panquecas, coloque-os num grill, ou numa torradeira ou ainda numa sanduicheira.
Ligue o aparelho e aguarde até que mágica aconteça: Alimentos quentinhos e crocantes novamente!
11. Café
Café requentado sempre fica com aquele gostinho ruim, né? Mas, como não dá para simplesmente descartar essa delícia que não custa tão barato, a nossa dica é a mais óbvia mesmo: Aqueça no forno micro-ondas e pronto.
Para uma xícara, aproximadamente um minuto, será o suficiente. E muito embora seu café não vá ficar com o gosto daquele coado na hora, vai dar para quebrar o galho. Mas, lembre-se que dependendo da potência do seu forno de micro-ondas, o tempo poderá variar para mais ou para menos!
Mas, na boa e cá entre nós, nada melhor que um cafezinho fresquinho, feito na hora!
12. Arroz
O alimento que não pode faltar no prato do brasileiro pode ser requentado no forno de micro-ondas, no fogão ou no forno convencional.
No micro-ondas: Para que seu arroz requentado não perca o sabor, dilua metade de um cubinho de caldo de carne ou legumes com dois dedos de água fervente. E se o arroz estiver no estilo carnaval, aquele que sai em blocos, desfaça os bloquinhos e coloque num prato que possa ser levado ao forno de micro-ondas, acrescente o caldo, cubra com um papel toalha úmido, coloque no forno de micro-ondas na potência máxima e esquente por, aproximadamente, um minuto e meio. Mas, lembre-se que dependendo da potência do seu forno de micro-ondas, o tempo poderá variar para mais ou para menos!
No forno: Aqueça o arroz no forno convencional, a 150°C, durante 20 minutos, com até três colheres de sopa de água e em um refratário coberto com papel alumínio. Se quiser dar um toque a mais no sabor, acrescente o caldo de carne ou de legumes, como no arroz aquecido no forno de micro-ondas.
No fogão: Se você prefere o fogão, utilize o famoso banho-maria. Coloque a quantidade que deseja requentar em uma panela menor e leve essa panela menor ao fogo médio, mergulhada dentro de uma panela maior com água fervente, por 3 minutos e sempre misturando, até que seu arroz fique com aparência de úmido, solto e bem quentinho!
13. Transformando o arroz de ontem
Coloque o arroz em uma frigideira antiaderente, desfazendo os grumos com a ajuda de um fio de azeite.
Corte meio tomate em cubinhos bem pequenos e misture ao arroz.
Em um copo misture dois ovos, com sal, pimenta-do-reino e cheiro verde a gosto, depois, despeje essa mistura em volta do arroz e com a ajuda de um garfo vá ajeitando para que o ovo se espalhe por toda a superfície da frigideira.
Tampe a frigideira, leve-a ao fogo baixo e aguarde até que o lado de cima esteja cozido.
14. Pães
Saborear um pão quentinho como se tivesse acabado de sair do forno é maravilhoso, mas se já se passaram um ou dois dias, ele, certamente já estará meio duro ou borrachudo e aí não será legal.
Para transformar esse pão amanhecido num pão "fresquinho", molhe sua mão e passe-a sobre os pães que quer reaproveitar, apenas umedecendo-os.
Leve ao forno de micro-ondas por, aproximadamente um minuto e pronto. Mas, lembrando-se sempre que dependendo da potência do seu forno de micro-ondas, o tempo poderá variar para mais ou para menos!
Via: Almanaque SOS
Adaptação: Receitas Saborosas Demais